<< O >>
03:30 | Author:


O que é glúten?
O glúten é uma proteína do trigo que aparece em massas e farinhas. É ele que dá liga na massa e também ajuda o pão a crescer. Um pão rico em glúten tem muita proteína, e proporcionalmente, menos carboidratos, que são compostos altamente calóricos. "Por isso, é vantajoso utiliza-lo em dietas de emagrecimento", diz a nutricionista paulista Flora Spolidoro. Há pessoas, porém, que são hipersensíveis ao glúten. Elas não conseguem digerir a proteína e, por isso, são obrigadas a abrir não das deliciosas massas ricas em glúten. Se desobedecerem a essa proibição, têm que enfrentar diarréias homéricas e acabam ficando desnutridas, desidratadas e correndo até risco de vida, já que tudo o que entra no organismo sai sem ser absorvido. Por isso, as embalagens de pão precisam informar se o produto traz ou não glúten na composição.
Revista Superinteressante de janeiro 2001 - página 36


O que são e como ocorrem os tiques nervosos
Qualquer gesto compulsivo e repetitivo pode ser classificado de tique, seja ele uma contração muscular (tique motor) ou uma vocalização (tique fônico). Quando uma pessoa sofre muitos acessos diários de cacoetes como esses, caracteriza-se o distúrbio neurológico chamado Síndrome de Tourette - nome do médico francês que, em 1885, foi o primeiro a descrever esse tipo de compulsão. A causa, porém, continua sendo um mistério: alguns especialistas acreditam que seja orgânica, outros que ela tem fundo psicológico. "Trata-se de uma falha em um dos circuitos cerebrais, de origem hereditária", diz a neurologista Chien Hsin Sem, de São Paulo. Já Ana Gabriela Hounie, psiquiatra do Hospital das Clínicas da mesma cidade, afirma que "o estresse, a ansiedade ou mesmo emoções muito fortes podem desencadear os tiques, ou piorar sua manifestação". Essas duas posições resumem a controvérsia que divide a comunidade científica em relação ao tema.
Revista Superinteressante de junho 2001


O saldo dos patinetes
Uma pesquisa nos Estados Unidos contabilizou no ano passado um total de 40.000 acidentes com patinetes no país. No Brasil, os principais hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília já começam a registrar um aumento de ocorrências por causa da popularização do brinquedo. O quadro abaixo mostra quais são os problemas mais comuns.
Fraturas
Em um terço dos acidentes, os usuários quebram o braço ou a perna
Contusões
Na maior parte das vezes, as crianças sofrem escoriações ou cortes no rosto ou nas mãos.
Revista Veja de 21 de março de 2001


O sexo e o trabalho
Em uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha, 30% dos entrevistados que cumprem jornadas superiores a 48 horas semanais afirmaram que o trabalho prejudica sua vida sexual. Mais da metade dos parceiros de quem trabalha demais atribui a esse fator as crises de relacionamento e o aumento das brigas domésticas. Outra pesquisa, feita pela revista americana Redbook, classificou o jeito de amar de cada pessoa de acordo com a profissão. Segundo o estudo, os artistas são os melhores amantes, os médicos os mais românticos, os políticos são autoritários e os vendedores os mestres da sedução. Os pesquisadores ouviram 400 mulheres sobre o comportamento do marido. De modo geral, elas se queixaram da falta de empenho do companheiro nas demonstrações de carinho.
Revista Época de 19 de março de 2001


Otite nos gêmeos
A suscetibilidade de alguns bebês as infecções do ouvido parecem ser hereditárias. Pesquisa com 168 pares de gêmeos, chefiada por Margaretg Caselbrandt, da Faculdade de Medicina de Pittsburgh, EUA, concluiu que gêmeos do mesmo sexo têm taxas parecidas de crise, o que não acontece quando são de sexo diferente.

This entry was posted on 03:30 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: