Mais uma do cigarro
Não bastassem as inúmeras doenças ligadas ao hábito de fumar, pesquisadores na Inglaterra acrescentaram mais uma à lista: a artrite reumatóide (tipo de inflamação das articulações). A turma que fuma vinte ou mais cigarros por dia durante um longo período corre maior risco de desenvolver a doença do que a média. E quem se excedeu no vício por décadas apresentou treze vezes mais probabilidade de ter o mal. O trabalho, publicado no Annals of the Rheumatic.
Revista Veja de 21 de fevereiro de 2001
Mal da vida moderna
Jacques Donnez, presidente da Sociedade Mundial de Endometriose, informa que a extração do útero, procedida na maioria das cirurgias de endometriose, é desnecessária e pode ser substituída pela retirada dos ferimentos, eliminando-se apenas os focos.
Mascar chicletes ajuda a limpar os dentes?
Não exatamente. Mascar chicletes não limpa os dentes; apenas a escovação e o fio dental irão limpar os dentes. Mas mais e mais dentistas recomendam mascar chicletes sem açúcar após um lanche ou uma refeição. Por que? Por que o chiclete estimula a salivação e a saliva ajuda a lavar as partículas de alimentos dos dentes. Então, de forma geral, o chiclete pode exercer uma ação limpante, igualmente importante, a saliva contém tamponadores que trabalham para neutralizar o ácido produzido pelas bactérias bucais. A saliva também traz minerais e flúor apara a superfície do dente, ajudando a prevenir a perda de mineral e até mesmo "curando" lesões iniciais de cárie.
Massagem para as costas
Um estudo americano mostrou que a massagem é mesmo uma ótima alternativa contra a dor crônica nas costas. A pesquisa foi realizada por especialistas de Seattle e teve por objetivo comparar a eficácia da massagem, da acupuntura e de cuidados como reeducação postural, adotados a partir de material educacional. A massagem foi a técnica mais eficiente, além de permitir benefícios duradouros.
Revista Isto É de 02 de maio de 2001.
Médico de sempre
Ter um pediatra regular diminui a chance de internação das crianças, principalmente a turma com asma. Uma pesquisa da Universidade de Washington, nos EUA, com cerca de 47.000 crianças, concluiu que a garotada que seguia tratamento menos constante com o mesmo médico apresentou 60% mais probabilidade de visitar um pronto-socorro e 54% de risco de ser hospitalizada. "Quando se acompanha de perto, cria-se vínculo com a mãe, que fica mais bem instruída e estimulada", explica Eliane de Souza, da Sociedade Mineira de Pediatria.
Revista Veja - 28/03/2001 pág. 158
Metástase interrompida
Três estudos publicados na revista Nature indicam mais um caminho para frear o processo de metástase no corpo (quando as células cancerosas se espalham para outros órgãos). De maneiras diferentes, as experiências feitas em ratos conseguiram impedir o crescimento de vasos sanguíneos e linfáticos que alimentavam os tumores. Dessa forma, as células ficaram sem rede de abastecimento de nutrientes necessários ao seu crescimento e, por isso, não se proliferaram.
Revista Isto É - Seção "Viva Bem" - 14/2/2001.
Mira no estômago
Os números são alarmantes. Só em 2000, estima-se que tenham surgido cerca de 20 mil novos casos de câncer de estômago no Brasil. Se diagnosticado a tempo, a chance de sobrevida em cinco anos é de 90%. Caso contrário, essa esperança cai para 10% a 20% dos casos. Por isso, é preciso se cuidar. "A partir dos 40 anos, deve-se fazer pelo menos uma endoscopia digestiva", diz o médico Fauze Maluf Filho, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Muito sexo e água fresca
Pesquisadores britânicos constataram recentemente que enquanto quase todos os ingleses (96%) declararam beber água após os exercícios físicos menos da metade deles se preocupam com a reidratação depois de fazer sexo. Manter-se hidratado, entretanto, é fundamental para garantir a energia, a saúde e o vigor sexual, diz Marcelo Regazzini, cardiologista especialista em medicina esportiva. Afinal, uma boa transa pode equivaler a meia hora de corrida. A perda de água diminui a pressão arterial, causa aumento da freqüência cardíaca, deixa a pessoa mais cansada e pode até mesmo comprometer a ereção.
Revista Veja de 2 de maio 2001.
0 comentários: